Tipos de Certificação FSC

Manejo Florestal

Manejo Florestal: Plantações

A certificação de plantações é destinada para todos os produtores de florestas plantadas independente de seu tamanho e de seu produto florestal final madeireiro ou não madeireiro.

Manejo Florestal: Florestas naturais

A certificação de Manejo de florestas naturais é destinada a certificação de diversos produtos florestais madeireiros e não madeireiros provindos de florestas naturais.

Manejo florestal em pequena escala e de baixa intensidade (SLIMF)

A certificação SLIMF é aplicável para avaliação do manejo florestal em pequena escala e/ou de baixa intensidade, usado principalmente para pequenos produtores ou produção comunitária, tanto para florestas nativas, quanto para plantadas.

Certificação em grupo

É especialmente designada à certificação de pequenos empreendimentos independentes que, por formarem um grupo, conseguem ter acesso facilitado à certificação FSC por dividirem os custos da certificação e se beneficiando do suporte e controle técnicos oferecidos por um Escritório Central.

Madeira Controlada

A certificação de Madeira Controlada em Unidades de Manejo Florestal (UMF) é destinada a empresas de manejo que buscam demonstrar a uma empresa ou terceiros organismos de certificação que a madeira fornecida é controlada, evitando violação dos direitos tradicionais e civis e colheita ilegal.

Cadeia de Custódia

Certificação individual

Certificação individual, ou seja, de uma única unidade (site). A certificação de cadeia de custódia (CoC) garante a rastreabilidade desde a produção da matéria-prima que sai das florestas até chegar ao consumidor final.

Certificação multisites

Empresas que são ligadas por parceria ou acordos legais/contratuais. Esse modelo torna a certificação mais fácil e mais barata para grandes empresas que conseguem se beneficiar de uma administração centralizada e do controle do funcionamento interno a fim de obter a certificação FSC®

Material recuperado

A certificação de material recuperado se aplica a organizações que utilizem insumos a partir de materiais recuperados (reciclagem de papel ou madeira).

Madeira controlada

A certificação de madeira controlada se aplica a todas as empresas cujo seu escopo envolva produtos cuja matéria-prima seja madeira, a fim de evitar matérias-primas oriundas de fontes inaceitáveis.

Certificação de projetos

A certificação de projetos é aplicada para projetos específicos onde a matéria-prima seja de base florestal certificada, tais como móveis, salas e barcos, entre outros.

Uso das marcas registradas FSC

Requisitos para uso das marcas registradas FSC por detentores de certificado.

A Neocert possui acreditação para atuar como certificadora FSC no mundo todo. Nos seguintes países atuamos através de parcerias com certificadoras locais:
Portugal e Espanha – FM e COC – CERTIS Controlo e Certificação, LDA. – www.certis.pt

Saiba mais sobre os empreendimentos certificados FSC® acessando: https://info.fsc.org/

Acesse aqui nossa Política de Imparcialidade  |  Caso tenha alguma reclamação Clique aqui